Pages

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O VERDADEIRO SIGNIFICADO

Ontem fui à festa de confraternização de fim de ano do trabalho de um amigo, e lá pelas tantas, depois de muitas cervejas e tira-gostos surgiu o papo sobre o verdadeiro significado do natal.

Foi consenso entre todos que estavam na mesa, que o Natal virou mais uma data pretexto para o consumismo. Para reforçar essa idéia, um rapaz citou reportagem de um jornal local em que entrevistaram um pastor e um padre, e ambos, disseram que o espírito natalino anda perdido, que a data é para comemorar o nascimento daquele que nos salvou e nos mostrou o único caminho para a felicidade plena, que é Deus.

Infelizmente, a idéia capitalista anda tomando conta até daquilo que não deveria, além da sanha do consumo, há também a exploração da fé alheia. Vejam o tanto de “igrejas” que são criadas com meia dúzia de “fiéis”, com um “pastor” humilde que de uma hora para outra formam verdadeiros impérios econômicos.

Polêmicas a parte, não podemos deixar que o capitalismo deturpe aquilo que há de mais sincero e bonito no Ser Humano, que é o amor e louvor aquele que é o maior filósofo que já existiu na fase da terra, e que a nos deixou valiosíssimos ensinamentos.

Que esse natal seja mais que uma mera data capitalista, que o fato de se trocar presentes não seja maior que o fato de comemorarmos mais uma vez o nascimento de Cristo (só pra não deixar passar, dizem os historiadores que Cristo seria Ariano, ou seja, não teria nascido em dezembro, essa data 25/12, seria obra e graça do Concílio de Nicéia, mas polêmicas a parte...).

Feliz Natal a todos, que Deus ilumine vocês e suas famílias com saúde, paz, amor e harmonia. Que 2010 seja um ano próspero a todos nós! Eu fico por aqui, volto agora só no ano que vêm. Beijos e abraços a todos.

6 devaneios:

Neto disse...

O Dia das Mães, o Dia dos Pais, e várias datas comemorativas existem com este pretexto. No entanto, o Natal é relamente uma dia sagrado, embora hoje, lamentavelmente, esteja sendo usado pelo capitalismo para alavancar o consumo e gerar dinheiro para os poderosos - perdendo justamente o seu significado mais importante.

Abraços, Daniel!

E um Feliz Natal!

Equipe DivulgaBlogs disse...

Infelizmente todas as festividades giram em torno do comércio... É o poder do dinheiro!
Mas estou aqui para dizer que recebemos seu e-mail e seu blog é o destaque desta última semana de 2009. Aliás, vai iniciar 2010 em destaque. Bom presságio para o próximo ano, né? Um abração e feliz 2010!

Dr.do absurdo disse...

Pois é... Natal virou uma mera e lucrativa data...

Te desejo um excelente 2010!

Abração

Lugirão disse...

Daniel, vim te desejar um Feliz Ano Novo.

Que 2010, seja um ano de realizações.

Beijão!

Anônimo disse...

Daniel

Postei algo muito parecido com esse post, como pode uma data tão importante ser substituida por tantas confusões e brigas por quem quer comprar e cmprar.
Vou te seguir.

Edgar Borges disse...

Hohoho!!!
A gente se tropica ano que vem, Daniel!!! Que 2010 seja muito bom para todos.

BOO-BOX!!!

Ache Aqui