Pages

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SOBRE O ATO POLÍTICO

“O povo tem o político que merece” (Dito Popular).

Podemos entender o ATO POLITICO sobre dois vieses: primeiro como uma obrigação chata que de dois em dois anos tenho que fazer, para eleger safados que irão roubar meu dinheiro; segundo, um ato constitucional que depende única e exclusivamente de mim, cujo minha escolha refletirá e excederá sobre meu dia-a-dia, e que por isso, sou totalmente responsável.

Sempre preferi a segunda hipótese. O ato político é uma construção madura das demandas societárias. Deve ser precedido por uma discussão em alto nível, que contemple todos os atores sociais, conjurados à perspectiva de todos que neste país residem.

Por isso, ato político não tem nada haver com politicagem! Isso é trapaça, ladroagem, achincalhamento da opinião púbica, enfim, é o que infelizmente acontece hoje em dia. Porém, quero crer que agora em diante façamos à jura de Roberto Carlos quando diz, “daqui pra frente, tudo vai ser diferente”. Espero que o próximo governo resgate um pouco a fé publica, o pudor nas ações e a vergonha na cara.

O País não pode em detrimento de um pseudo-desenvolvimento pagar caro com os juros da corrupção. O povo brasileiro deve ter a consciência de que o dinheiro publico não é de meia dúzia, e tão pouco, deve satisfazer a sanha pessoal deixando-se manipular, vendendo seu voto.

Precisamos compreender que “Programas Sociais” devem ser mais que a comida, “deve ser comida, diversão e arte!” (nem só de pão viverá o homem). Que quem tem fome tem que comer (isso tudo é bíblico), porém, não deve servir de desculpa para a manutenção ou eleição de indicados, pois isso é manipulação política além de chantagem.

Há de se entender também que bom governo não deve ser exceção, mas sim, regra! Deve-se sim reconhecer a administração capacitada, entretanto, exaltá-la e ao seu Dirigente como se o País fosse descoberto por ele além de analfabetismo político é ignorância e falta de sensibilidade de reconhecer o legado do antecessor. As conquistas sócio-econômicas é o conjunto de fatores que se sucedem; FH, por mais que não tenha sido lá um exemplo de governante, deixou as bases necessárias para que Lula alcançasse os atuais indicadores. Deixará para seu sucessor uma base ótima para que possa ampliar e conquistar maiores resultados e assim deve-se seguir, um legado de bons governos que independente das siglas e das pessoas, façam aquilo que é por SUA OBRIGAÇÃO, garantir melhores condições de vida a todos os brasileiros, e isso não é nenhum favor ou coisa do tipo, pois em política, e principalmente, nesse atual modelo político não há pai, não há mãe, e nem atos “despretensiosos” (infelizmente).

Todos nós devemos ter mais participação sob os designos do Brasil, participando mais da vida política, sendo em partidos políticos, movimentos sociais, ONG’s, ou em atos isolados como por exemplo, escrevendo artigos em jornais e blogs, afinal, há várias formas de participação que podem ser usadas, sempre com o intuito de melhorar as condições de vida de todos nós.

Já passou da hora de todos os brasileiros se fazerem cidadãos e tomar as rédeas dessa situação! Só há um caminho para a renovação política; só há um caminho para trocarmos À POLITICAGEM ATUAL PELO ATO POLÍTICO, que é a participação social!

As verdadeiras mudanças só acontecem de baixo para cima, através da participação popular. Isso é histórico e secular. Sejamos todos nós Presidentes do Brasil, só basta que façamos a nossa parte! Eu já estou fazendo o que me cabe, e você?

EXTRA:

A Consciência de Euclides (http://conscienciadeeuclides.blogspot.com/) veio contar mais uma peripécia que ele jamais ousaria contar, passem lá e leia-a.

Vocês conhecem a rede social dos Municípios e Estados de vocês? Tem ciências dos Conselhos sociais? Sabem de Sindicatos de Classe ou Associações? Sabem o que são e suas atividades? Se interessam em saber?

6 devaneios:

Valdeir Almeida disse...

Infelizmente, programas sociais desprovidos de geração de empregos são usados para manter governantes no poder.

Se a maioria dos leitores fosse consciente politicamente, esse tipo de situação não ocorreria.


Abraços.

Milene Lima disse...

Tudo o que você disse é muito relevante pra mim. Fazer bem, fazer o certo é obrigação dos governantes, e não um favor que nos fazem.

Agora, quando a população vai ter consciência disso e parar de tratá-los como almas caridosas?

Beijos, Daniel.

Unknown disse...

Antes de Lula, quem manipulava o povo eram os jornais, a TV e a mídia. Como não fazem mais isso (tão bem, é claro!) vivem agora às turras com o presidente. Acusando ele daquilo que elas mesmo 'sabem fazer...e muito'

Abraços

Lunna Guedes disse...

Ótima base? eu não concordo com isso. O Lula vai deixar sim um buraco negro chamado "BOLSA". Esses programas sociais são um buraco sem fim, quem participa dele não se livra mais. Leia sobre o nordeste e irá perceber que grande parte da população de lá recebem bolsas e não há nenhum programa para melhorar a condição de vida dessas pessoas. Por isso ele irá fazer um sucessor.
É o presidente que nada sabe e que ainda se importa mais com futebol que com a gestão do própria país.
Grande abraço

Leticia disse...

A idéia é toda muito bela e todos gostaríamos q fosse assim mas o sistema é cada vez mais corrupto e a cada dia é mais difícil acreditar q haverá alguém realmente honesto que não ceda a corrupção.

Ter ésperança e fazer a nossa parte é o minímo para q possamos , ao menos , emitir uma opinião.

Roberto Hyra disse...

Olá jovem!

Vou lhe ser bem claro: NÃO HÁ na política brasileira nenhum politico que seja HONESTO. Por um motivo simples: esta não é uam área para gente honesta.

Honestos neste ramo não tem futuro. Política é a rte de saber mentir e saber ser falso (ou falsa) de maneira convincente. De uma maneira tão convincente que até eu e você (2 pessoas bem instrídas) acreditaríamos nela.

As ideias de um mundo melhor são utópicas. repito: Não há na política ninguem que seja bobo ou honesto e honesta. todas são raposas traíras e covardes que usam o "papo de ética" para se dar bem na vida.

como dizia meu amigo Chico anisio:

E os outros que...se exploda!

BOO-BOX!!!

Ache Aqui