Pages

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A REALIDADE NUA & CRUA

Graças a Deus estamos entrando na ultima semana de campanha eleitoral, domingo iremos escolher quem irá Presidir o País e Governar nossos estados. Contudo, pouco o quase nada foi discutido sobre propostas para melhorar as condição de vida de todos nós.

Dia desses no programa eleitoral do PT, vi a Dilma se comprometendo a terminar com a miséria no Brasil, como se isso fosse uma coisa simples. Infelizmente, desde quando o mundo é mundo há flagelo humano, resultado da dominação do homem pelo homem.

O que vimos e nos foi esfregado a exaustão, foram números que afirmam o tal do combate as desigualdades sociais, todavia, o flagelo humano não é uma coisa que possa ser mensurado, pois, só se sabe da dimensão disto quando se vê em loco ou vivenciasse isto.


Essas fotos são o resultado do projeto em extensão que se chama "ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE BONFIM EM ÁREAS DE VULNERABILIDADES SOCIAIS", que estamos desenvolvendo no município aqui de Roraima chamado Bonfim. Este está localizado na margem esquerda do rio Tacutu e na fronteira entre o Brasil e Guiana, sendo ligado a esse país pela Ponte sobre o Rio Tacutu. Estão localizados em Bonfim as ruínas do Forte São Joaquim. Liga-se à Boa Vista pela BR-401, a uma distância de 125 km. A base econômica do Município é a agropecuária tendo como mote de produção o caju, arroz, milho, mandioca e banana.

A proposta do Projeto tem como objetivo analisar as configurações dos processos de trabalho dos acadêmicos de Serviço Social na atenção básica em saúde coletiva no município de Bonfim/RR. Nesta cidade fronteiriça há um fluxo constante de estrangeiros de ambos os lados, principalmente na saúde; fato este que levou os dois países Brasil-Guiana a assinatura para criação da Comissão Binacional da Saúde Brasil - Guiana, em 14 de setembro de 2009, tendo como objetivo fortalecer a integração das regiões de fronteira, propondo mecanismos de coordenação e cooperação nas áreas de educação, saúde, vigilância sanitária, vigilância agropecuária, saúde animal e sanidade vegetal, meio ambiente, desenvolvimento urbano, assuntos aduaneiro, circulação de pessoas entre fronteiras, transportes de passageiros e cargas e outras que venham a ser acordadas entre as partes.

Lá iremos fazer o Diagnóstico Social dessa comunidade carente e os resultados desse estudo iremos entregar ao Prefeito e ao Governador do Estado para que os mesmos tenham ciência da situação e tomem as devidas providências. As fotos irão dizer mais que qualquer palavra, são pessoas que estão a margem da proteção do Estado, sem moradia digna, que passam fome que estão a “Deus dará”.

Assim como a comunidade do Caju, muitas localidades Brasil à fora se encontram assim, jogados, à quem do poder público e sem perspectiva de vida alguma, renegados a própria sorte, nos grotões de miséria e que merecem ser mais que números, devem ser olhados como pessoas de Direitos!


8 devaneios:

Unknown disse...

Acabar com a miséria.

Bom, se não for o Lula e a Dilma (que ao menos tentam!), você acha que vai ser o Serra que irá fazer isso?

DANIEL MORAES disse...

Neto: Então quer dizer que Lula/Dima irá mudar toda a concepção prático-ideológica do capitalismo? Sim, pois, a minha crítica está exatamente aí, já que é para acabar (ou tentar) com a miséria, tem que fazer isso. E ja que o capitalismo está aí a 200 anos, queria saber de você como isso se daria? Um abraço.

Milene Lima disse...

É como se o estado fingisse não ver situações assim Brasil afora, porque aí não precisa buscar soluções.

Cruel! Desumano! E também acho bastante difícil de ser revertido isso, se for depender da vontade política.

Parabéns pelo trabalho, Daniel.
Beijos.

Lugirão disse...

Daniel, fala-se muito... mas fazer , nem tanto. Até porque o presidente sozinho pode pouco...

Bjão

Unknown disse...

Aê Daniel! Vê aí um vídeo de uns alguns amigos dizendo porque eles irão votar no Serra.

VotarSerraPorQue?

Não vale rir ok! :-)

PS: não squeça: dia 31 é 13 #BrasilPraFrente

Abração!

Leticia disse...

Dan ,

belo post , sempre bem articulado.

Agora o que mais me chama a atenção são as mudanças em ti , na tua vida.
Como alguém que te acompanha há anos e te considera meu "irmão" virtual me sinto orgulhosa de vc.

Parábens!

Anônimo disse...

Oi Dani, bacana o projeto... Tb concordo sobre dizer "Vou acabar com a pobreza" sendo a coisa mais fácil do mundo... Chega realmente a ser ridiculo... Maas meu amigooo, acredita quem quer ser cego a vida inteira... Sobre meu post no Valearte (My Music) eu sou inteiramente música mesmo, mas não sei se um dia gravo um DVD... Vc pode me ver cantando por aí... é simples..... Risos... Obrigada querido. Um beijo grande

Camilla K. Boyle disse...

Todo o mundo diz que sempre haverá ricos e pobres, a questão é fazer com que deixem de existir miseráveis e tem gente no Brasil que vive «ao Deus dará» como voce muito bem mencionou. Está nas mãos do governo fazer com que os "pobres" possam usufruir de uma vida condigna, porque um pobre na Inglaterra, certamente vive melhor e tem mais acesso a muitas coisas que um pobre no Brasil.
Fiquei bastante emplogada com esse projecto que falou, até porque tenciono trabalhar com desenvolvimento comunitário.

Beijos e boa semana

PS: estou de volta e gostei da nova cara do seu blog =)

BOO-BOX!!!

Ache Aqui