Pages

sábado, 27 de março de 2010

SALVE RENATO RUSSO


Ele era um gênio! Capaz de ir do céu ao inferno em apenas uma estrofe; doce e rebelde, solitário e sagaz, possuidor de uma capacidade impar de se comunicar. Seu dom de escrever produziu pérolas inesquecíveis... Do questionamento político refletido em uma pergunta que até hoje não quer calar, “que País é esse?”; a solidão visceral que um ser humano pode sentir num “Vento no Literal”; a desnudes e a coragem de assumir suas preferências dizendo gostar de “meninos e meninas”; narrando a história de dois seres completamente antagônicos que venceram as diferenças em nome do amor em “Eduardo e Mônica”, enfim... Renato Mandredini Júnior faria hoje cinqüenta anos...

Qual o brasileiro nunca ouviu e nunca cantou suas musicas? Dono de um estilo sem igual, Renato Russo encantou e embalou toda uma geração, na verdade, criou uma Legião Urbana e deixou saudade! (...) Nasceu em 27 de março de 1960 no Rio de Janeiro, Renato deixou uma farta obra musical. Sua primeira banda foi “O Aborto Elétrico”, que depois de quatro anos se desfez e dela surgiu o “Legião Urbana” e o “Capital Inicial”.

Possuidor de uma personalidade forte, demonstrava sua raiva em palavras violentas e atitudes polêmicas nos shows. Batia boca com o público, cantava o que queria e quando queria e reconheceu várias vezes que compunha o que sentia. Destaca-se o show em Brasília no estágio Mané Garrincha, em 1988, quando saiu do palco aborrecido com a demora do início do show e com a confusão do público que destruiu o lugar deixando quinhentas pessoas feridas.

Assumiu sua bi-sexualidade para a mãe aos 18 anos e 88 para o público. Teve como grande amor de sua vida o cantor americano Robert Scott Hickman, e teve um filho – Giuliano – que hoje tem vinte anos e que hoje é produtor musical. Renato morreu no dia onze de outubro de 1996 vítima da AIDS. Ele foi a síntese de uma geração, a voz de uma gente que gritou, cantou, sentiu e se fez uma verdadeira legião de fãs e que hoje celebra sua genialidade, sua audácia, irreverência, fúria e lirismo... Parabéns Renato! Cada vez mais vivo dentro de nossos corações! Ave Legião Urbana! Viva Renato Russo!



10 devaneios:

Valdeir Almeida disse...

É, Daniel!

O Renato Russo faz muita falta. As músicas dele estiveram presentes em vários capítulos da minha vida. Desde os mais tristes, passando pelos mais rebeldes, chegando aos mais felizes.

Abração e bom final de semana.

Neto disse...

Capaz de ir do céu ao inferno em apenas uma estrofe

Sim, RR foi um precursor de uma época. Até hoje suas canções soam bem aos ouvidos de quem nasce nesta geração. Não falava de coisas comuns. Para mim, "Vento no Litoral" então... é um hino.

Abraços Daniel!

Feliz domingão cara! Tô aguardando seu texto lá no SX falou!

Milene Lima disse...

Genial! Nada me marca tão profundamente como as letras dele. Não que sejam as melhores, nem entro nesse mérito, mas são únicas.
Estou lendo a biografia dele, não estou lá muito empolgada, pq o cara perdeu tempo demais, na minha humilde opinião, retratando o Brasil político da época. Mas tudo bem...tá valendo.
Beijo, Daniel.

Renata Carvalho Rocha Gómez disse...

As musicas dele consomem a alma da gente, colocam palavras para nossos sussurros e nos faz ter saudade de uma vida que ainda pode ser vivida

Anônimo disse...

Um dos grandes, sem dúvida!

Abraço!

Dr. do absurdo disse...

Renato foi um ícone, um marco. Carrega até hoje uma legião, uma geração - não a coca-cola, mas a pensante, que questiona, sfre, sente e sorri sem medo do ridículo.

Renato era intenso e profundo. Um grande ser humano. Sou fã e me orgulho de pertencer a uma geração que cresceu se perguntando, que país é este?


abraço

Aninha disse...

Suas músicas foram trilha sonora da minha adolescência. Letras fortes, marcantes, um grande poeta, um grande artista de personalidade extramamente forte que faz falta a todos aqueles da "geração coca-cola", que se pergunta até hoje ( como o Dr. do absurdo disse), Que País é este?

Uma ótima semana pra ti! Bjs

Lunna disse...

Eu confesso não ser muito fã desse artista, embora já tenha ouvido algumas de suas músicas, mas é mais uma questão de estilo. Gosto é gosto, rs
Grande abraço

Sonia Pallone disse...

Legião Urbana fez parte da minha vida e algumas músicas foram pano de fundo para a maior história de amor que vivi...Amei estar aqui hoje, saio até um pouco nostálgica, mas valeu, saudade boa aquece o coração da gente. Bjs querido, boa páscoa pra vc.

Anônimo disse...

O Renato Russo é sem dúvida uma ícone da música brasileira e um misto traduzido dos sentimentos turbulentos da humanidade... Viva o amor e toda confusão que rodeia todos nós...

Bj

BOO-BOX!!!

Ache Aqui