Pages

segunda-feira, 22 de março de 2010

SEJAM MAIS PAIS


Hoje se inicia o julgamento que pode ser considerado “do século”, os Nardones estão no banco dos réus. Os dois são acusados de ter assassinado a menina Isabela, que na época tinha cinco anos e que foi agredida e jogada pela janela do seu apartamento para morrer.

Muito mais que comentar e discorrer sobre o fato ocorrido e suas conseqüências, podemos ponderar sobre algo que acontece todos os dias, que é a violência infantil. O caso Isabela tomou grandes proporções por os acusados são de classe média alta, mas o que aconteceu com a pequena criança acontece todos os dias Brasil a fora.

Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostram que 80% das agressões físicas contra crianças e adolescentes foram causadas por parentes próximos. Ainda de acordo com o Unicef, de hora em hora morre uma criança queimada, torturada ou espancada pelos próprios pais. Em média, 18 mil crianças são vítimas de violência doméstica por dia no Brasil. Os dados, apresentados pela Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância (Sipani), representam 12% das 55,6 milhões de crianças menores de 14 anos.

Esses dados são assustadores! E a pergunta que fica é: o que está acontecendo com as pessoas? Falta de autoridade? Excesso de autoridade? Desvio de comportamento? Violência gratuita? Sabem o que eu penso? Aquilo que sempre digo aqui e que muitos não querem ouvir, CRISE DE VALORES! Querem exemplos?

É bom fazer sexo sem ter que casar, todavia, tem gente que sai fudendo por aí sem preocupar com métodos anticonceptivos, parindo (ou fazendo) uma “renca” de filhos sem ter o mínimo de estrutura financeira ou psicológica, o resultado são pais negligentes que não estão nem aí; muitos dão pros pais (os avós) cuidarem.

Outro ponto é a “neurose moderna chamada vencer na vida”. As pessoas estão cada vez mais preocupadas em dinheiro, em ter casa na praia e carro do ano e estão negligenciando a família. Não estou querendo ser moralista ou idiota ao ponto de não reconhecer o valor do dinheiro, contudo, essa neurose capitalista anda afastando a pessoa delas mesmas não é à toa que boas partes das pessoas estão cada vez mais solitárias.

Talvez a violência seja a expressão mais viva da deformidade humana. Pais matando filhos e vice-versa, maridos (ou namorados) batendo em suas companheiras, enfim... O destempero dos Seres Humanos que cada dia mais deixam de ser racionais e passam a ser monstros.

Por fim, peço-lhes: se tens filho, curta-os! Conversem, se interessem pela vida deles, vejam como vão na escola, com quem anda (os casos de pedofilia aumentando, maioria dos casos de abuso sexual de crianças envolve parentes e amigos que se aproveitam principalmente da fragilidade da vítima para satisfazer seus desejos); deixem um pouco o BBB de lado e coisas frívolas afins e vão ao parquinho brincar no balanço, veja se seu (a) filho (a) está de namorado (a) novo (a), enfim, nada paga a presença e a satisfação do convívio familiar.

10 devaneios:

Anônimo disse...

Saudações camarada...
Até que ponto nos desumanizamos, não!

Abraço de luta por um mundo melhor!

Sonia Pallone disse...

Acho que todo mundo saiu um pouco machucado dessa história, pq dói pensar num absurdo desses. Juro que eu preferiria pensar que eles não são culpados, pq é monstruoso demais. Tá faltando Deus e amor no coração, essa que é a verdade. Bjs meu lindo.

Milene Lima disse...

Acho que vc refletiu bem aí pelo menos algumas nuances do problema. Essa alucinada corrida pelo "ouro", a vida moderna exige cada vez mais das pessoas, e elas se deixam dominar pelo que dita essa modernidade. A educação dos filhos está a cargo da escola, que absolutamente tem essa função. Educar foi, é e sempre será função da família... e infelizmente isso está cada vez mais estranho.
Não tenho filhos, mas tenho uma penca de sobrinhos os quais amo e me preocupo como se fossem meus...

Beijo, Daniel. Gostei muito do tema.

Lunna disse...

Sim, o atual momento é lamentável, infelizmente. Concordo com você quanto a crise de valores, mas acho que vai além disso.
A questão da família no Brasil virou piada, o casamento faliu há tempos e a hipocrisia anda a solta. "Faça o que eu digo e não olhe para o que eu faço". Amém.
Não me casei, tenho um relacionamento fixo há sete anos e não tenho e nem pretendo ter filhos. Sabe qtas pessoas já acharam isso absurdo? Danem-se, eu não tenho vocação para ser mãe, não saberia o que fazer com uma criança. Tenho consciência e ponto final. Esse papo que é instinto é uma comédia.
Enfim, a sociedade apresenta suas regras e depois dá as costas para os desfecho final de tudo isso e nós aplaudimos o espetáculo final, esse circo armado desse casal que não é capaz de sequer assumir seus próprios atos.
Enfim, seguimos sendo o que somos: humanos limitados a nós mesmos.
Excelente post.
Bacio

Neto disse...

Concordo plenamente quando diz que o problema é CRISE DE VALORES.

É exatamente isto.

Há mães que não tomam as devidas precauções, só pensam em foder, foder, foder e foder que, quando vem as crianças, alegam que tem o papai Lula e o bolsa família pra ajudar. Quando não deixam para os avós (que trabalharam anos e anos a fio e na velhice querem descanso) para cuidar dos netinhos.

Essa mulheres "cabeças" que se interessam unicamente em 'vigiar' a vida alheia nos BBBs da vida, e em falar de A ou B, sicrano e beltrano, e do que os blogueiros sérios escrevem menosprezando-os, são as principais incentivadoras deste tipo de erro nessas meninas.

Pais relapsos e indiferentes aos filhos são outros que perpetuam esta crença de que 'o mundo cria os filhos como Deus cria as batatas' e tudo pode ficar e continuar assim...

Triste e lamentável. mas você está corretíssimo em sua opinião. Assino embaixo.

Valdeir Almeida disse...

Daniel,

Realmente, a violência infantil é fruto da desordem social, da falta de informação e da falta de uso dos métodos contraceptivos.

Ser bom pai (ou mãe) começa quando se pretende ter filhos só quando se tem estrutura financeira e emocional para isso.

Abração.

Neto disse...

Daniel
Desculpe-me pelas palavras estapafúrdias ('foder e foder'). Acho que me exautei. Pode deletar o meu comentário se quiser.

Aninha disse...

Concordo com o que diz.Esta crise de valores, ou diria , inversão de valores, onde o TER é mais importante do que o SER, do que o estar junto, resulta em tudo o que estamos vendo por aí.Tenho uma filha, me dediquei muito ao trabalho não para ter o carro do ano ou casa na praia, mas sim para sustentar a minha filha sem a ajuda do pai. Isso me fez sentir culpada por muito tempo.Engravidei muito nova, foi um erro, mas aconteceu. Passo isso para a minha filha para que não aconteça com ela.Hoje nossa relação está muito melhor pq ela compreendeu tudo o que fiz até hj. Mas o importante é estar junto sempre,conversando, sabendo o que está acontecendo,vivenciando, aproveitando cada momento pois isso não volta atrás e depois não podemos chorar o leite derramado. Um ótimo final de semana,bjs

Aninha disse...

Concordo com o que diz.Esta crise de valores, ou diria , inversão de valores, onde o TER é mais importante do que o SER, do que o estar junto, resulta em tudo o que estamos vendo por aí.Tenho uma filha, me dediquei muito ao trabalho não para ter o carro do ano ou casa na praia, mas sim para sustentar a minha filha sem a ajuda do pai. Isso me fez sentir culpada por muito tempo.Engravidei muito nova, foi um erro, mas aconteceu. Passo isso para a minha filha para que não aconteça com ela.Hoje nossa relação está muito melhor pq ela compreendeu tudo o que fiz até hj. Mas o importante é estar junto sempre,conversando, sabendo o que está acontecendo,vivenciando, aproveitando cada momento pois isso não volta atrás e depois não podemos chorar o leite derramado. Um ótimo final de semana,bjs

Anônimo disse...

Dani, excelente post... Tudo isto martela dia a dia em minha mente... Realmente acontece casos todos os dias e o que ocorre?

Falta de amor, compreensão, paciência e toda ou qualquer forma de estrutura (principalmente a psicologica)!!!

Beiju

BOO-BOX!!!

Ache Aqui