Pages

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

POLICIAMENTO IDEOLÓGICO & SEGUNDO TURNO


Marina Silva demonstrou aos irmãos gêmeos PT/PSDB que pelo menos 19 milhões de brasileiros não estão interessados nessa briga de poder. Para aqueles que acreditavam que ela teria apenas os votos de protesto, se enganou feio! No Distrito Federal, ficou a frente de Dilma e Serra; mesmo quando estava atrás deles, seu percentual de votos foi bem elástico.

Ela, definitivamente, pôs fim à idéia de plebiscito. Se há segundo turno é graças a ela, e sorte dos irmãos gêmeos que a eleição foi ontem, mais umas duas semanas e quem estaria no segundo era Marina, pois foi à mesma que teve real crescimento nas ultimas semanas.

Esses três dias me fizeram voltar ao ano de 2002. A oito anos atrás estava na linha de frente da campanha de Lula, pois era Presidente da Juventude Petista aqui em Roraima. Durante todo aquele pleito, fomos alvos de “policiamento ideológico” por parte dos Tucanos, alegavam que se o sapo barbudo vencesse não iria cumprir os acordos, que o PT não tinha capacidade de gerenciar o País, e até, que se ele vencesse estalaria um Estado Comunista.

Lula venceu e nada daquilo que os tucanos afirmavam aconteceu. No post anterior em que afirmei ser “Marineiro”, aconteceu o mesmo que em 2002, só que agora quem ataca são os petistas e o alvo da vez foi a Verde. Esse tipo de tática tenta convencer o eleitor que é publicamente contrário ao candidato majoritário, através do medo e coação a votar na situação.
Me senti de certa forma até “prestigiado” com os Lulista, porém, estou decepcionado com eles! Argumentos como “Marina não é santa!”, “votar na Marina é eleger Serra”, “Colocar Serra ou Marina no poder, seria rever todos esses contratos”, deram o tom, todavia, me impressionei com a capacidade de alguns de deturpar meu texto e principalmente, minhas respostas. Fui até acusado de desfazer “dos feitos” de Dilma e Serra em tempos de Ditadura Militar. Uma total falta de argumentação, baseadas em acusações e ilações que só cabem aqueles que não têm o que dizer.

Porém, houve momentos de lucidez nos comentário como foi o caso da Lunna, “Meu caro, o assunto política nos últimos dias ultrapassou todos os meus limites de paciência e acho que infelizmente política e futebol combinam, basta ver a paixão que isso movimenta. Eles não apreciam os fatos, apenas os seus respectivos lados. Aliás, basta ver o que disseram da sua opinião. Ninguém entende que todos têm os seus direitos e cabe a nós opinar (discordando ou não), mas respeitando. Mas isso são poucos os que fazem”.

Independentemente das opiniões e as formas como foram colocadas, é lamentável esse tipo de policiamento. Viver em democracia é respeitar o contraditório, e por mais que Lula esteja com os seus 80% de "boa avaliação" (unanimidade é mesma burra), ele não é Deus! (e nem Cristo agradou a todos, valei ele!...) E como mero mortal, há quem não goste e não o queira mais no poder assim como seus indicados, e isso deve ser respeitado.

Agora, segundo turno é outra eleição! Dilma terá que “dizer realmente a que veio” e Serra deverá ter mais coisa que só perguntar, “cadê os mutirões”. O que fica de real é a necessidade de uma ampla reforma política. Pra quem não sabe, corrupção não é só uma questão filosófica, mas também prática! Segundo a Fundação Getúlio Vargas, “a perda de produtividade provocada por fraudes públicas no Brasil atinge a casa de US$ 3,5 bilhões por ano. Da mesma forma que estradas e portos bem estruturados melhoram a produtividade do País, instituições ineficientes diminuem o ganho da nação”. Ou seja, aqueles que acham que “todo político é corrupto”, “quanto pior melhor” e coisas do tipo, ta na hora de rever conceitos.

Outro ponto: ideal, retidão e integridade moral não se compram nem se muda de uma hora para outra! Pelo menos eu não mudo de opinião apenas pelo senso comum ou coação. Votei na Marina e votaria 1000 vezes se fosse possível e tenho direito a isso! Tenho pena daqueles que se deixam levar tão facilmente ou não tem a capacidade de convencimento. Marina foi à única que demonstrou proposta e não vendeu ilusões ou gastou o “promessômetro”, e sua votação é a demonstração inequívoca de que boa parte da população não se interessa por jogo de poder, mas sim, de um projeto de País.

EXTRA:

Anônimo: Não sei quem você é, mas queria conhecê-lo (a). Ao invés de criticar a Marina, deveria ta preocupado em “arrebanhar votos”. No segundo turno votarei Nulo, não irei ser co-participe de quem quer que seja. Porém, será que você ainda não percebeu que o fiel da balança é a Marina? A percentagem de votos dela pode desequilibrar a favor de um ou outro. Democracia é contraditório, e se você não sabe isso, na boa, tu és um pobre coitado típico daqueles que são mera “massa de manobra”. E você pra mim já deu!
E o número de abstenção? 18%. As coisas estão mudando pessoal, só cego é que não vê!

15 devaneios:

Jairo Borges disse...

Pois é meu caro, mas o censo comum não admite mesmo, não vá pensando que você conseguirá expor suas idéias assim de forma fácil que não vai. É inadmissível a vaca e muge longe do REBANHO.

Mas é importante sim isso, vamos chegar a um senso comum, raramente, mas é exatamente para isso que o debate e a politica existem, e me admirava muito disso no discusso da Marina, o voto tem que ser lúcido, debatido, todas as dúvidas tem que desaparecer.

Quanto as abstenções, aqui no rio roi 18% pra presidente, 20% para governador e 25% para senador. Estavamos extremamente sem opção!

Fico feliz de voltar aqui e encontrar textos tão maravilhosos novamente! Abçs Jairo.

Anônimo disse...

Só agora vi os comentários do post anterior. (!!!!!!!!!) Filhote, estou impressionada com a paixão.

Bom, eu estava torcendo para o 2o. turno, você sabe disso. Agora, o que me incomoda é que, numa democracia, ou pelo menos quando achamos que seja, é sermos massacrados só pelo fato de termos opinião contrária aos outros.

Aqui em casa, por exemplo, pode-se dizer que houve democracia, porque cada um votou em alguém diferente. :D E no próximo turno vai ter nulo de chover. Esse é um protesto mais expressivo do que votar num Tiririca, que vai colocar lá dentro gente que deveria estar beeeem fora.

beijocas

Anônimo disse...

Pra começar, parabéns pelo blogue. Depois, novas congratulações: pelo diálogo direto com os interlocutores, pela clareza das idéias e, sobretudo, pela coragem de defendê-las. E digo isso não só porque penso como você em relação a candidata Marina, mas também porque estou certo de que precisamos fortalecer o debate político neste país. Do contrário, fragilizaremos a nossa já frágil democracia e nos tornaremos ainda mais vulneráveis aos golpes de marketing, como noutros tempos em que presenciamos golpes de Estado. Acabo de chegar aqui ao teu blogue e gostaria de deixar registradas estas palavras.
Isto posto, um abraço e até.

Valdeir Almeida disse...

Daniel,

Infelizmente, muitos partidários tratam a legenda como religião, sobretudo os do PT. Não estou afirmando que todos os eleitores do Partido dos Trabalhadores são assim, pois tenho amigos com os quais debatemos de forma ordeira e com respeito. Mas há aqueles que chegam a querer brigar e deixam de falar conosco só porque temos opiniões contrárias.

Marina Silva mostrou ter postura verdadeiramente política. Apresentou propostas realísticas. Não descambou para a agressão contra outros candidatos. E foi por isso que ela alcançou quase 20 milhões de votos, e um destes estava o meu.

Abração, Daniel

Vivi disse...

Gatinha universsitária
Estudante de educação física
Corpo malhado
Pele sem manchas
Cabelos naturais
Seios durinhos e naturais
Bucetinha apertadinha como uma menina virgem
E um cuzinho bem apertadinho.
Me ligue:

vivi

Anônimo disse...

ENGRAÇADO VOCE DIZER QUE É ETICO NÃO MUDAR O VOTO POR ISSO OU AQUILO E COAÇÃO E TAL.

E DEPOIS VER A MENINA MARINA APOIAR SERRA OU DILMA NO SEGUNDO TURNO...

QUEM ERA A MARINA MESMO HEIN?

ACORDE GAROTO FANTASIOSO DE LIVROS E POEMAS

Anônimo disse...

NÃO ADIANTA VOCE DIZER QUE É UM CARA SERIO CARA!

NINGUEM ACREDITARÁ EM VOCE.

NINGUEM ACREDITA EM QUEM QUER CRIAR UM PARTIDO COMO O PPQP (PUTA QUE PARIU) PRA CONSERTAR O PAÍS....

E DEPOIS VEM AQUI COM ESSA LAMBANÇA CHORANDO FEITO CRIANÇA. #MIMIMI DIZER QUE É ÉTICO E HONESTO.

SAI FORA GAROTO. TU QUER ENGANAR QUEM? VOCE NÃO TEM VOCAÇÃO PRA "SANTO" NÃO

Daniel disse...

Anônimo: Desisto! Já cansou por demais a minha feiura, aliás, por que raios estou tendo o trabalho de te responder mesmo? O PPQP já tá em fase de criação e estamos atrás de uma caricatura de palhaço bem legal pra nosso mascote, não quer aceitar não essa honraria?

Neto disse...

Daniel.

Modere seus comentários. ´É por dar opinião sobre um tema tão espinhoso como política que eu recebo constantemente comentários como esses. Se fosse liberar todos, o sakuxeio ia virar uma zona.

Agora deixa eu te dizer uma coisa séria...

Eu mudei meu voto em Marina não foi porque recebi benesses, benfeitorias, porque me vendi ou por coação como você sugere aí não. Eu mudei meu voto porque foi a própria Marina que me decepcionou (como eu disse que faria no post se isto ocorresse lembra?).

E isto Daniel, é um direito meu. Um direito que eu tenho. Ter feito isso não aumenta nem diminui minha honra ok!

Acho estranha essa atitude sua de 'sugerir' aí nos eu post... É estranho que você ainda não me conheça esse tempo todo. Não respeite a minha decisão assim como eu respeitei a sua.

Até entendo que seu momento não é bom com a saída da Marina da disputa, mas daí a me comparar com esses petistas ignorantes que te atacaram nos comentários abaixo, e a dizer que fiz ilações sobre Marina apenas quando expus minha opinião sobre ela é injusto cara!

No mais, você me trata com a mesma mão que eles te apedrejam...

Daniel disse...

NETO: O comentário seu que coloquei no texto foi apenas para ilustrar os comentários que recebi. Desculpe se lhe coloquei no mesmo "balaio", apenas, o seu comentário foi ilustrativo, assim como os dos demais. E ach que irei moderar mesmo os comentários, o que é uma pena. Um abraço.

Neto disse...

Beleza Daniel! :-)

Podemos discordar em algumas coisas, mas seremos sempre bons amigos rs

Só não sei se posso dizer o mesmo dessa Vivi aí (a comentarista)... Eu hein!? :-)

Milene Lima disse...

Nossa, esse blog ferve sempre! Ah, Daniel, relaxa em relação a esse anônimo que nem coragem tem pra se expor antes de comentar qualquer coisa... Meu candidato no segundo turno também será o Senhor Nulo. Acho a escolha mais sensata pra ficar de bem com minha consciência.

Beijos.

bert disse...

Legal! Gostei do blog! Já foi para o meus feeds.

Gosto de blogs assim digamos quentes hehe

Olha votei na Marina. e ela é a fiel da balança mesmo. Nenhum dos candidatos que ficaram ae tem a postura e a integridade da marina. Só não sei se votarei nulo no segundo turno porque, infelizemnte, amo a democracia e tenho muita responsabilidade com o país.

é, apesar de não gostar de muita coisa por aqui, ainda sou patriota kkkk

vlw!

PT Blog militancia disse...

Olá amigo marineiro!

muito boa a estocada da marina (rs). ela tem fururo. gostaria de saber de voce o que voce acha que podemos fazer juntos agora no segundo turno.

somos militantes recrutados pelo nosso lider, Marcelo Branco, para ir atras dos eleitores da marina. queremos dialogar com voces e colocar voces em nossa casa.

gostaria de saber: o que vc acha melhor agora no segundo turno para dialogar? etica? programa sustentavel? amazonia?

qual seria sua contribuição para nos ajudar? aceitamos sugestoes. visite tambem nosso site e descubra o que estamos fazendo para melhorar a vida do nosso povo.
voce vai gostar. são mais de 90 milhoes de brasileiros que subiram para as classes a e b. a luta continua rs

qualquer duvida me informe. nós, do partido dos trabalhadores, agradecemos sua intençaõ e sua participação.

olha voce estuda em que? tem cargos abertos no site para trabalhar viu?

valeu amigo! agora estaremos aqui todos os dias. o importante é dialogar.

PT Blog militancia disse...

conheça nossa turma

http://www.pt.org.br/portalpt/o-partido/diretorio-nacional-31/pagina-1.html

agora, estaremos te visitando todos os dias. o importante ´[e dialogar

BOO-BOX!!!

Ache Aqui